Ideologias, Formas de Governo e Tipos de Civilização

 


Ideologias e Formas de Governo

  • Despotismo: É uma forma primitiva de governo, tendo o Déspota e sua família o controle de todas as relações sociais do Estado-Nação. No Despotismo tem uma alta desigualdade econômica e social, os militares (aqui se inclui guerreiros, cavaleiros, soldados, mercenários, etc) são capangas da família do Déspota, servindo para manter o Status Quo através da força e da espada. Muitas nações em Ainov passaram por um período de Despotismo, sendo somente as tribos de Akrum adotarem esse sistema político até os dias atuais.

  • Monarquia: É semelhante ao Despotismo em sua forma de governar o Estado-Nação, porém o povo tem um pouco mais de qualidade de vida e de liberdade, ainda que muito pouca. A Monarquia pode ser Absoluta, com o Rei e a Nobreza governando com mão de ferro, como pode ser democrático e liberal, como na Monarquia Parlamentar, onde o Rei serve apenas como um Quarto Poder com a capacidade de dissolver o congresso em caso de caos político. Muitas nações em Ainov são monarquias, muitas sendo absolutistas e outras tendo formas mais democráticas de governar.

  • República: É um estado-nação governado por um líder eleito pelo povo, sendo este líder o Presidente e é dividido em três poderes, sendo eles o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Neste regime de governo, o povo tem relativa liberdade civil, social e econômica, e é uma das formas de governo mais democráticas em Ainov.

  • Tecnocracia: É o governo das máquinas, tendo apenas um único país em toda Ainov com esse sistema de governo, sendo ele o Complexo Industrial e Tecnocrata de Automata. Tudo em Automata é administrado pela IA chamada Cloud One, e é o sistema de governo mais eficiente que existe atualmente em toda Ainov, crescendo economicamente e tecnologicamente num ritmo assustador, fazendo deste país ser temido e respeitado sem precisar de forças militares.

  • Fascismo: É uma forma de governo autoritário e centralizador, tendo seu governante como líder supremo e sendo muito semelhante ao Despotismo, porém, o poder não vem de uma família em si, e sim dos militares que compõem a alta cúpula do regime. Ele é marcado por uma forte hierarquia social, as vezes racial também, sendo também perseguidor de opositores político-ideológicos ou religiosos, e o Fascismo pode ser tanto Tecnofascista quanto Arcanofascista, sendo este último o regime político do Reino Sombrio de Lythrul, onde tudo que fuja da ideologia do Arcano-Estado é perseguido e eliminado.

  • Anarquismo: É o extremo oposto do Fascismo, pregando o fim do Estado e das hierarquias sociais. É uma ideologia rebelde e reprimida na maioria dos países, existindo apenas como pequenos coletivos espalhados para longe dos centros urbanos. Um anarquista tem que viver uma vida oculta, escondida, pois se descoberto, pode ser preso e morto por conta de tais ideologias "subversivas".

  • Socialismo: É o governo dos trabalhadores, onde toda riqueza produzida é dividida igualmente entre seus habitantes, e tem como principal país a República Socialista de Lenive, onde não existe nem nobreza e nem burguesia, e todos os cidadãos desfrutam de todos os recursos que o país pode gerar. Devido ao igualitarismo, os países socialistas costumam mostrar altas taxas de alfabetização e alta qualidade de vida de acordo com o poder econômico da nação. O povo de Lenive começou pobre, com longas jornadas de trabalho, e com a automação da industria e crescimento econômico, a jornada de trabalho diminuiu e a qualidade de vida aumentou, e devido a ideia de "socialismo em um só país", Lenive não sofre sanções econômicas por não ameaçar a soberania de outros países.

  • Plutocracia: É o governo dos ricos, onde quem tem mais dinheiro manda e controla todos os aspectos da sociedade. Muitos países de Ainov foram acusados de plutocracia com um verniz democrático, como é o caso dos Estados Unidos de Anglum, onde pessoas riquíssimas tem privilégios na justiça, bastando subornar o juiz pra escapar de uma acusação criminosa, ou subornar o fiscal ambiental para fazer vista grossa contra violações de leis ambientais, ou ainda, subornar sindicatos para não cobrar as leis trabalhistas das grandes empresas e fazer o trabalhador deste país trabalhar mais por menos.

  • Teocracia: É uma forma de governo religioso, onde o chefe de estado é o Papa ou o Califa, dependendo da religião, portanto que esta seja monoteísta. É conhecido como um governo repressor contra religiões pagãs, e na esfera social, existe suas desigualdades, sendo o clero a classe dominante e privilegiada, mas o povo em geral tem um certo conforto social, mesmo que seja o mínimo do mínimo para sobreviver, e a relação de trabalho é intercalado entre períodos de oração e de trabalho, começando assim que o sol nasce e encerrando quando o sol se põe.

  • Arcanocracia: Semelhante à Teocracia, se distingue por ser um governo de magos, bruxos e pagãos, e pode ser tanto um governo com liberdade civil e religiosa, como pode ser um governo opressor como é no Arcanofascismo. Uma das características da Arcanocracia, é a total aversão a tudo que ameace o poder da magia, como a Tecnologia por exemplo, pois os Arcanocratas temem que a tecnologia torne a magia obsoleta e assim eles percam o poder de liderança de suas nações.

Tipos de Civilização

Tecnológica: É toda civilização que tem sua estrutura social, economia, poderio militar e administração política dependentes de dispositivos e maquinários tecnológicos. Muitas nações em Ainov são tecnológicas, se destacando entre elas os Estados Unidos de Anglum, a República Socialista de Lenive e o Complexo Industrial e Tecnocrata de Automata, sendo estes países responsáveis pelas descobertas científicas e pela produção tecnológica do planeta. Estes países também possuem acesso ao Espaço Sideral, tendo bases em órbita e nas duas luas de Ainov.

Mágica:  É toda civilização que tem sua estrutura social, economia, poderio militar e administração política dependentes de magia e oráculos místicos. A vida nesses países é semelhante ao feudalismo, porém isso não significa que a população não tenha conforto e acesso à educação e saneamento básico. Civilizações Arcanas, ou Mágicas, não mantém muitas relações com Civilizações Tecnológicas, tendo em alguns períodos históricos entrado em conflito com tais nações, mas suas relações atuais são de não interação diplomática. Se destacam entre as Civilizações Arcanas o Reino de Ebina, Reino de Alvardia, Reino de Celestia e Reino Sombrio de Lythrul, e estes países, em compensação dos países tecnológicos que exploram o espaço, tem acesso a portais mágicos que exploram economicamente recursos do paraíso, do limbo e do inferno, tendo colônias em tais locais. 

Primitiva: É toda civilização bárbara e pré-industrial, sendo as tribos de Akrum o único país em estado primitivo, além de pequenas sociedades tribais de outras raças, como os Darrorianos. Eles não têm muita relevância na geopolítica de Ainov, sendo Akrum mais um problema social e diplomático do que algo que some na sociedade Ainoviana. Sua economia é baseada em pirataria e pilhagem, além de agricultura e pecuária primitiva.

Mista: São civilizações que tem mais de um desses elementos em sua estrutura social e econômica. Todos os outros países de Ainov tem tanto tecnologia quanto magia coexistindo, e alguns países chegam até a mesclar as duas coisas, criando a Magitech, como é no caso do país Indrava, que é pioneiro e expert nesta área das ciências místicas e naturais.

Postagens mais visitadas deste blog

República de Hiperbórea